domingo, 15 de maio de 2011

Campeonato Brasileiro de Aquathlon!

Após dois dias de muita correria e novidades, o domingo foi de descanso. Saí de Fortaleza, na sexta-feira, rumo à João Pessoa, para disputar o Campeonato Brasileiro de Aquathlon. Cheguei em João Pessoa após uma escala em Recife, o que transformou a viagem em cansativas 5h, entre vôos e paradas.

Vista (linda) da chegada em João Pessoa.


Cheguei ao aeroporto sem ter certeza ainda de onde ficaria, mas para um atleta, nada é dificuldade! ;)
Ao invés de simplificar o percurso com um táxi, me informei com algumas pessoas e peguei alguns ônibus, chegando ao local da prova duas horas (e dois ônibus) depois. Com sorte e persistência, consegui uma pousada a um preço acessível, que me ofereceu conforto e tranquilidade, em local próximo a onde aconteceria a prova.
Encontrei a delegação cearense e a noite se transformou numa agradável reunião entre amigos, com direito a rodízio de pizza (recorde batido: 16 pedaços de pizza!) e breve passeio pela redondeza.

A longa mesa da delegação cearense.

Nunca tinha ido a João Pessoa, e apesar do pouco tempo, várias coisas me encantaram... Uma das que mais chamou a atenção foi a bela orla da cidade. Comparada à de nossa beira-mar, mostrou-se bem mais limpa, conservada, policiada e com um diferencial importantíssimo: uma ciclovia em toda sua extensão, utilizada também para a prática de corrida. Quem dera pudéssemos trazer essa idéia pra cá.

Dormi cedo, depois do longo dia de viagem e da maratona culinária! No dia seguinte, acordei por volta de 6h. Ao contrário do que dizia a programação, a transição adulto só abriu às 8h (o previsto era 7h 15min!!!).
A largada da prova ocorreu pouco antes das 9h, e o tempo ajudou, choveu bastante, favorecendo os atletas dos estados do Sul (a água ficou muuuuito fria, o que estranhei bastante).

Tive uma grande dificuldade no aquecimento, e não fiz uma boa largada. O planejado era fazer os primeiros 2500m bem abaixo de 10min, e consegui alcançar somente os 10min 03seg. Recuperei esses minutos na natação. Nadei solto, mas ainda com dificuldades na primeira bóia.
A competição dentro da água era fortíssima, estou com alguns arranhões pelo corpo e quase tive meu óculos arrancado por um outro competidor. Na segunda bóia, após a saída na areia, imprimi novamente meu ritmo e ultrapassei vários nadadores.

Um detalhe que achei importante e bem diferente do que acontece nas competições daqui é que não houve a separação numérica por categorias, de forma que todos tornavam-se concorrentes em potencial, por não sabermos ao certo a que faixa etária cada um pertencia. Conversei com alguns atletas após a prova, e uns aprovaram, pois tornou o ambiente ainda mais competitivo, outros, não.

Na segunda perna de corrida, perdi tempo na transição (o tênis não entrava!!!), aumentando em 1 minuto o tempo normal.
Finalizei a prova em 44min 49seg. O terceiro lugar chegou apenas 10 segundos depois de mim!! Foi uma disputa acirrada, cheia de adrenalina!

Pódium da categoria 35-39 anos. 

Foi minha primeira disputa fora do estado, e me sinto bastante orgulhoso de meu resultado.


Vice-Campeão Brasileiro de Aquathlon (35-39anos)


Agradecimentos importantes:
- Ankara Serviços (Av. Gomes de Matos, 1243. Montese. Fone 85 8600 4483)

- Academia de natação Água Viva. Em especial, minha professora Taianna. (Rua Coronel Manoel Jesuíno, no Mucuripe).
- Aluplac (Rua Cruz e Souza, 172B. Carlito Pamplona. Fone 85 3217 8813).

Um comentário: